O blog Ateliê Curico está mudanado para Ateliê Dona Filó, por isso muitas vezes você pode ser direcionado para o outro blog ...
Obrigada pela compreenção!!!
Carla

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Tecido de Chita

Essa semana estava pesquisando na internet sobre tecido de chita e  acabei descobrindo que além de ser um tecido  de algodão com estampas de cores fortes, geralmente florais e de trama simples, tem que ser feita sobre um tecido conhecido como morim. A estampa característica de chita sobre outro tecido que não for morim não é chita.

Segundo texto da Wikipédia "a chita veio para o Brasil com os europeus a partir de 1800. O tecido originário da Índia passou por várias melhorias até chegar ao que temos hoje. Após um longo processo burocrático, cultural e financeiro, a chita passou a ser produzida também no Brasil. A produção do tecido no país o barateou, e muito, tornando populares as peças confeccionadas com o material, transformando-o, assim, em um dos ícones da identidade nacional. Atualmente é mais usado em festas populares, como a festa junina, mas vem sendo valorizado também na decoração, principalmente como referência estética. De tempos em tempos, ganha espaço em passarelas, galerias de arte, vitrines e palcos, quando estilistas, artistas plásticos, designers e outros criadores redescobrem estas estampas e as incorporam a suas produções."


Acabei fazendo essas almofadas para minha casa.
Para Encomendar Dona Filó

Para Encomendar Dona Filó

Mas descobri muitas outras utilidades como toalha de mesa




Capa de almofada de assento de cadeira


Jogo Americano



Cortina


Havaianas Forradas


Decoupage




Flores de Tecido


Porta Copos
Bolsas



Caixas Forradas



Colcha para Cama


Pano de Prato


Embalagem de Presente



Porta Guardanapos


Vestido


Reciclagem 


No Site Vila do Artesão  encontrei um PAP  da Artmelza usando o tecido de chita customizada, que dá um efeito bem interessante.





6 comentários:

  1. Adorei a postagem, muito criativa. Parabéns pelo blog, sucesso!
    Estou te seguindo. Bj

    http://bordadinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu disse q vinha e vim rsrsr
    Amei essas artes com chita, fica lindo demais!!
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  3. Faço artesanato com chita. Adoro!!!! Veja meu site: www.comchitabrazil.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá,amo chita.No meu casamento o cobre mancha foi de chita ficou lindoooo. Minha mãe fez colcha de cama de casal de chita maravilhosa. A casa e tudo fica mais alegre. Bjs Jordana

    ResponderExcluir